segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Dezembro de 2016: R$11.549,22 ou + R$46,82 (+0,41%).

Olá blogosfera, esses mês foi tenso assim como todo o ano foi, não recebi reajuste salarial e em novembro foi surrupiado retirado um auxílio que eu recebia semestralmente para aquisição de equipamentos e fardamentos, essa falta do auxílio que acabou me deixando sem poder aportar para verificar minha situação financeira, houve aumento do salário mínimo e o nosso aumento é conforme ele, mas nada indica que teremos reajustes, nesse mês de Janeiro completaremos dois anos sem reajustes em nossos vencimentos.

Ações:


Esse mês foi marcado por um nivelamento na oscilação, irei aguardar os resultados desse último semestre, que sairá em Fevereiro ou Março, para verificar a situação em questão de fundamentos e decidir por vender ou manter algumas das ações.

Curioso foi o recebimento dos dividendos do ITSA, o blogger Investir para Viver havia me avisado que tanto a On quanto a PN estavam pagando o mesmo dividendo, não cri, até que chegou a informação na minha corretora sobre pagamento de dividendo, Nominal e Preferencial pagando 1,50 cada, estranho porque nas regras, a preferencial deveria ser no mínimo 10% maior que a ordinária, a não ser que a informação que tive esteja ultrapassada. De qualquer modo, foi bom eu ter essa notícia recebida de um aliado na blogosfera e ter as duas ações pra constatar. Dividendos maiores são a única  vantagem da PN, a ON tem custo de preço menor e se valoriza quando há troca da Organização societária da empresa, uma vez que os novos proprietários devem dar preferencia primeiro na compra das ações dos minoritários antes dos majoritários, isso quer dizer que procurarei alocar em ITSA3 daqui em diante, mas não nesse mês por enquanto.

Tesouro Direto:


Renda Fixa dessa vez demonstrou sua força a longo prazo, esse mês ultrapassou 1% de rendimento mas infelizmente não são todos os meses assim, o rendimento de dezembro não supriu os demais, já foram oito meses aplicados, no final de abril, quando a aplicação completar um ano, verificarei de fato se o TD IPCA+ é mais foda que a Poupança, mas o investimento só fechará em 2019, quando pretendo resgatá-lo.

Geral: 


Essa foi minha participação na blogosfera de finanças em 2016, credito que tenha fugido um pouca das normas de preenchimento da planilha de cotação, também queria ter aplicado desde de Janeiro pra realmente ter uma visão anual de investimento, mas terei 2017 pra corrigir essas falhas e as minhas também (vivendo e aprendendo).

Blog: acredito que tenha dado uma impressão de ter desistido do blog, mas não, Dezembro foi deprimente pra mim, saí ruim na faculdade, boicote de um auxílio no meu contracheque, não pratiquei nenhum exercício físico, essas datas comemorativas chegando que só me deixam mais depressivo. Mas pelo menos uma vez ao dia, eu estava pensando no blog e de como ficar sem postar nada acarreta em descredibilidade dos leitores, mas quero informar que só estava numa fase depressiva que gera em falta de inspiração pra fazer as coisas e interagir socialmente.

Fiquei impressionado com a barreira de 10.000 visualizações ter sido vencida, sei que a maioria talvez tenha entrado aqui por curiosidade e em seguida, após não ter gostado, ido embora kkkkkkkkkkk, mas de qualquer forma, meu muito obrigado. Curioso foi eu verificar o público do meu blog, olhem só:

Thank you!

Não sei se essas estatísticas do blogger estão corretas, mas parece que o público que mais me visita é Norte Americano, talvez sejam fãs de GOT achando que o blog esteja dando spoiler, de qualquer forma coloquei o translate a fim que possam traduzir as postagem.

Trabalho: Um tédio, aguardando o fim de de Janeiro na expectativa de reajuste no salário, estive de serviço na virada do ano, foi legal não ter que está em meio festas, mas foi um saco ter que ficar resolvendo problema alheio, por que o bostilheiro não faz o esforço de se manter longe de problemas pelo menos nessas datas? "aim tem uns adolescentes fumando droga na esquina da minha rua" "aim meu marido tá bêbado em casa" "aim meu vizinho tá com som alto" "aim tem um jpbf me assediando", etc e etc.

Aporte: Esse mês de Janeiro vai rolar um aporte acima da média em razão do 13º que não gastei com festa (chupa matrix!), planejo adquirir uma cota da Grazziatin depois de uma análise inspirada no blog CAPITALISMUS, primeiro irei solver as dívidas até o final dessa semana para verificar minhas possibilidades.

Despesas: Um comentário na postagem passada pediu que colocasse minhas despesas, ainda não tive todas as despesas fechadas então assim que as ter precisamente, atualizarei aqui, se resumem em: cartão de crédito, Energia Elétrica, Internet banda larga, Crédito pra Celular, Mensalidade de academia e Mensalidade de Uniesquina.

Estudos: Um dos motivos que estão destruindo minha felicidade, terrível os semestres desse ano, fiquei numa matéria no primeiro semestre e agora duas nesse segundo, não foi questão de dificuldades, foi questão da desmotivação que é estudar nessas faculdades hoje em dia, professores vivem sumindo e depois que aparecem inventam qualquer coisa pra jogar a responsabilidade deles nos alunos pelo atraso nos estudos, não é a toa que a OAB está tendo 80% de reprovação em média e esses fdp's colocam culpa nos alunos dizendo que não nos esforçamos.

Abraço do Norte e Boa Sorte.

















21 comentários:

  1. Olá RN,

    Força aí nos estudos. Faculdade é saco (pelo menos eu acho). Bons investimentos.
    Feliz 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais dois anos pra sair desse infortúnio de faculdade, depois dessa só EAD pra eu garantir, talvez já esteja velho pra tá em sala de aula, mas já que comecei, irei terminar.

      Excluir
  2. Forca RN a batalha é árdua, mas a recompensa valerá a pena, rapaz e aqui no PI que o indiozinho chefe da tribo vai congelar nossos reajustes por 10 anos, é mole? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um índio na chefia do executivo do seu Estado? (fim dos tempos).

      Obrigado pela força e um abraço no norte.

      Excluir
    2. kkkk pqp "o indiozinho". Coisa rara achar outro piauiense aqui na blogosfera — aliás é o primeiro que vejo em meses.

      Excluir
  3. Buenas, RN! Acabei de conferir os próximos JSCP de ITSA (os graúdos) e os valores são os mesmos para ITSA3 e ITSA4. Seu investimento em TD está todo em TD IPCA+19?

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão tudo IPCA+, pretendo diversificar uma SELIC mas só depois que alocar mais em ações, não pretendo saí do TD porque Graham aconselhou em por sua alocação em renda fixa na mais confiável, no nosso caso é o TD, explicando se você terá dor de cabeça com renda variável, evitasse ter com renda fixa, por isso alocar na mais segura.

      Excluir
  4. Pra te ajudar

    http://acervoscantales.blogspot.com.br/2017/01/concurso-santo-graal-do-mpf-27cpr-28cpr.html

    ResponderExcluir
  5. Bem amigo essas do pessoal entrar no blog e não voltar nunca mais é uma regra também no meu blog. O Analytics diz ele tem 85% de taxa de rejeição. Deve ser porque o pessoal entra no post de pagar meia no cinema e nunca mais volta, hahaha. vou fazer outros clickbaits desses.

    Dezembro é um mês maldito, pior ainda é janeiro quando vem todas as taxas e custos adicionais e ainda vem a parentada te pedir dinheiro, pois gastou o 13º todo em cerveja e churrasco com a família chimpa.

    Abraços e sucesso financeiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora em vim responder, estou sem computador, ainda não vi esse negócio de rejeição, mas nós não somos do tipo de pessoas carismáticas como a mazela brasileira, negócio é nos manter unidos e estarmos resistente à rejeição do resta da manada.

      Excluir
  6. Anda sumido, amigo. Apareça lá no blog. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrs meu computador deu pau PD, acha que eu deixaria de visitar o blog mais badalado sem uma desculpa, logo estarei com minha frequência em presença ao normal, abraço do norte.

      Excluir
  7. Opa!

    Estou passando aqui para informar que a Linha de Tempo da Finansfera já está no ar. Seu blog foi incluído. Se detectar algum erro de link me fale.

    Compartilhe esta ideia mas suas redes sociais para incentivarmos novos blogueiros.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/finansfera-timeline/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal Uo, uma grande honra está contido nas estatísticas do seu blog, embora não mereça muita atenção.

      Excluir
  8. Rei do Norte vou te add ao meu blogroll. Te acompanho desde o início do blog, continue firme e forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rei dos Piratas, meu computador deu pau e por isso estou sem visitar a blogosfera, assim que consertá-lo, começarei a expor uma modalidades de análise bem simples de ações que combinadas me fizeram escolher boas ações, até agora Janeiro deu bons rendimentos, só aguardando o final do mês para demonstrá-los.

      Excluir
  9. Desculpa amigos, deu muita merda nesse início de ano, computador que uso para fazer minhas postagens quebrou, demorou achar alguém com boas referências, e quando achei, vive ocupado, acabei procrastinando, fui chamado pelo meus comandantes sendo acusado por outro militar de está sendo improdutivo, entrei numa breve depressão que já está passando, vou acelerar o conserto do meu computador, não sei fazer postagens pelo smartphone, e no computador em conserto está meus registros de planilhas, vou fazer o possível para recuperar ainda esta semana.

    ResponderExcluir
  10. cara, tu ainda tá na merda e sem computador? Ou só desistiu do blog?
    Seus posts eram​ muito bons....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só sem computador irmão, acabei de fechar uma compra no mercado livre de um gabinete novo, espero que chegue antes do final desse mês, só acompanho a blogosfera através do celular, não quero usar computador de terceiros por segurança, obrigado pela força.

      Excluir