quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Julho de 2017: R$13.370,23 ou + R$1.821,01 (+17,24%).

Olá blogosfera, venho demonstrar aos senhores o que aconteceu com os meus investimentos nos últimos sete meses, até que o laudo foi positivo, só eu estava negativo durante esse período, no título dessa postagem a comparação é do mês de Julho deste ano em razão do mês de Dezembro do ano passado, infelizmente não fiz o acompanhamento mensalmente das evoluções, mesmo sem computador, poderia ter registrado em manuscrito (escrever num papel de anotações à parte) até ter em mãos um gabinete de pc novo e poder postar, mas fiquei tão cabisbaixo que procrastinei tudo, segue as alocações:

Ações:



Dois trimestres de resultados se passaram e ainda não realizei sequer uma análise, bom saber que estamos no mês de Agosto e poderei analisar as demonstrações financeiras do segundo trimestre da maioria das empresas (embora as demonstrações sejam trimestrais, não quer dizer que no final do mês que fecha o trimestre coloquem as análises contábeis, geralmente dois meses depois são apresentados os resultados, por exemplo, Março fecha o primeiro trimestre do ano, mas a empresa só colocará os resultados desse período para acesso ao público em Maio, de certa forma, essa falta de precisão pode atrapalhar decisões, mas fazer o quê né?).


Agora falando sobre as alocações, parabenizar a CARD3  pelo grande desempenho, teve o maior valorização anual dos últimos cinco anos, honra seus fundamentos, as empresas da área bancária deixaram um pouco a desejar, as ações parecem uma porta, mexe pra um lado e pro outro mas não sai do lugar, mas estou tranquilo, essa ânsia deve ser pela expectativa confiada no ITSA, se teve alguém que se deu bem no Governo PT foram os bancários, qualquer pesquisa "meia boca" na internet demonstra que os bancos lucraram oito vezes mais no PT do que no no FHC, ainda dizem governar para os pobres kkkkk.

Dividendos: R$170,41

De qualquer forma, mesmo com os resultados positivos no presente, não fico me alegrando pois aqui é Renda Variável, logo, ela varia, hoje a CARD tá mais que o dobro valorizada, amanhã poderá cair pela metade, tenho que está ciente dessa realidade, como eu sou um investidor em valor, sendo doutrinado por Neff e W.B., olharei para os resultados contábeis em vez das variações da bolsa para tomar decisões, mais uma falando "Renda variável varia", ser investidor da bolsa de valores é como namorar uma mulher gostosa muito acima do seu padrão, ela pode te jurar amor e te satisfazer todo momento, mas você sempre terá desconfiança de uma possível traição a qualquer momento.

Tesouro Direto: 


TítuloIndexadorData de compraData de vencimentoTaxa de rentabilidadePreço unitárioQuantidadeValor investidoValor atualVariação (R$)Variação (%)
Tesouro IPCA+2019IPCA29/04/201615/05/20196,11%R$ 2.395,323R$ 7.185,96R$ 8.243,82R$ 1.057,8614,72%

Meu investimento completou um ano no TD, e o que tem de bom? a alíquota cobrada do IR caiu para 17,5%, agora é aguardar que complete mais um ano para ter a menor cobrança possível (que é 15%).

Pra quem não sabe como funciona a cobrança de alíquota do IR e não tá entendendo nada.

Fora isso, não aconteceu mais nada demais na Renda Fixa que é o beta dos investimentos, sem graça, sem nenhum atrativo, desinteressante, não proporciona fortes emoções, mas garante o futuro.

Geral:


Não vi um jeito convincente de organizar as planilhas do modo "cota", por isso decidi por recomeçar os históricos como estivesse começando este mês os investimentos, as porcentagens do título dessa postagem se referem ao montante dos últimos sete meses.

Blog: Ainda este mês estarei postando algumas ferramentas que uso para acessar com mais eficiência os resultados das empresas da bolsa e explicar algumas fórmulas referente a achar o "value" e o índice Neff, embora muito falados na internet, mas sempre os que postam sobre o assunto acabam enrolando mais do que de fato explicando, mas quero já avisar que sou uma pessoa normal (não muito da cabeça) e o conhecimento que possuo é por fuçar na internet em buscas de informações.

Trabalho: Continua o mesmo tédio, mas exerço minha função com veemência, sou um subalterno, não tenho que exigir reconhecimento, ninguém liga.

Aporte: Como expressei na última postagem, não aportei por não ter conhecimento em qual ação pôr e deu a ideia de solver todas as minhas obrigações parceladas, estou com 5k no bolso para solver um financiamento estudantil, não foi somado ao patrimônio porque esse dinheiro não é meu, é do banco.

Despesas: Deixei nítido sobre esse assunto na última postagem.

Estudos: Retornando as estudos e ao ambiente forense, faculdade foi a principal causa de uma crise emocional que tive nesse começo de ano, os outros problemas foram acessórios, mas isso quer dizer os problemas sumiram? Não, só estou mais calmo agora, pois é, não tem segredo, o negócio é continuar, se não puder correr, ande, se não puder andar, vá se arrastando, não há fórmula da vida fácil para os justos.

Eu prosseguindo com a vida mesmo diante dos problemas que tentam me afetar.

Abraço do Norte e Boa Sorte.







14 comentários:

  1. Olá LB,

    Parabéns pelo patrimônio. Sua rentabilidade está ótima.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio cowboy, vida que se segue.

      Excluir
  2. Boa, Rei do Norte

    Seu patrimônio está ganhando forma, continue na luta parceiro. Queria saber se é possível entrar na sua lista de blogs, estou lançando o meu, para contar a saga de um beta rumo ao poder municipal em uma cidadezinha no interiorzão da Paraiba. Tem um post introdutório por lá e vou contar diariamente sobre a minha luta contra os alfas rumo ao poder.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicionado, você pretende atuar na política? interessante.

      Excluir
  3. Rapaz, larga de mão essa planilha do ADP, aposto que nem ele sabe usar direito hahahah

    De todos que usam e postam os resultados usando essa planilha os únicos que vejo corretos são o surfista calhorda e o próprio ADP. O resto sempre tem algum erro, ou informação faltante.

    Eu mesmo já tentei utilizar, mas só serve pra quem está começando agora, pq se quiser começar com mais de 3 meses de dados já complica demais!

    Um dia, se eu tiver muito saco posto a minha. Até pq ela ainda tá em desenvolvimento. Tem tipos de investimentos que nunca utilizei e nem sei como planilhar. Se eu publicar será na licença CC.

    No mais é isso.

    Abraços e sucesso financeiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço os conceitos da planilha cotista, o que aconteceu foi que procrastinei e perdi o trem, o defeito desse registro é que o detentor deve preenchê-lo religiosamente todo mês, perdeu o tempo, começa a complicar, vou insistir mais um pouco, fora ter perdido o momento de registro, acredito que estava preenchendo corretamente, obrigado pela dica, abraços.

      Excluir
  4. Fala RN!

    Bom que voltou a ativa, agora tem que manter a disciplina. E subiu bem nesse mês.

    E tudo vai da certo, vc vai superar essa crise, continua lutando.

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nesses meses" você quis dizer rsrsrs, obrigado pelo apoio, vou continuar lutando sim, sou um combatente.

      Excluir
  5. Pra conseguir guardar dinheiro assim só pode é não ter mulher ou namorada. Kkkkk

    Brincadeira.
    Parabéns pelo crescimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que dá, não gosto de gastar com mulher, se tá comigo é porque gosta kkkkkkkkkkkkkk, obrigado pela visita.

      Excluir
  6. bela carteira RdN, Eu começei a divulgar minha carteira este mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, obrigado pelo apoio, bem vinda à blogosfera de finanças, adicionado em meu rol.

      Excluir
  7. Olá Rei do Norte... resolvi criar um blog após um tempao acompanhando blogs de finanças. Irei discutir muito sobre relacionamentos, finanças, dicas de livros e a vida de sobrimento que todos nós meros betas passamos ao longo da vida. Eis meu blog:

    https://gariadvogado.blogspot.com.br

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, adicionado, a próxima postagem será de um instrumento muito bom para extrair fundamentos, estou montando a dissertação, até esse fim de semana estarei liberando.

      Excluir