sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Agosto de 2017: R$13.819,86 ou + R$449,63 (+3,36%).

Olá Blogosfera, trazendo meus resultados financeiros referente ao mês de Agosto, a ideia é atualizar até a data 05 do mês posterior ao da atualização, infelizmente nesses dias passei por tribulações, a principal foi por ser administrador de um Bolão da Loteria LotoFácil, chegamos a acertar 13 dezenas, foi perto e felizmente conseguimos recuperar o Capital jogado, segue as alocações:

Ações:



Mês fechou com um certo sucesso, mas em se tratando de renda varável, aquela desconfiança sempre estará presente, de qualquer forma, sinto-me orgulhoso pelo meu método de alocação está funcionando.

EVEN3: Não sei o que aconteceu durante minha ausência, mas a empresa teve péssimos resultados ultimamente, este último trimestre foi R$78.292.000,00 em prejuízo, R$156.810.000,00 negativo nos últimos 12 meses de operação. Nos dez anos de resultados da Even, esse foi o pior resultado, é uma empresa do setor de construção civil, não é um mercado fácil, mas tudo indica que esse papel não estará na próxima atualização, estarei realizando a venda da ação. Houve aumento do preço do mercado, de 27,34%, mas é euforia, passarei em diante antes que o mercado se dê conta.

BEES3 e CARD3: Essas duas estão com um fundamento muito forte e estão sempre pagando dividendo e passando Juros sobre Capital, Banestes possui uma tendência a se valorizar até próximo ao dobro do valor de mercado, enquanto a CardSyst já está praticamente em seu valor intrínseco, mas seus lucros crescente indicam mudança desse valor para melhor, nos próximos meses estarei pleiteando mais uma cota de cada um desses ativos.

EUCA4: Esse ativo é uma curiosidade, pelo menos por minha parte, fundamentos longe de serem forte, nas demonstrações de 10 anos de lucro, não houve um prejuízo sequer, não há crescência e nos últimos anos houve uma queda do lucro, mas essa estabilidade em conseguir sair sempre no lucro, mesmo pequeno, agradou-me, acredito que administração assim mereça investimento, puro altruísmo e não uma dica de boa alocação.

Dividendos totais: R$5,19.
Juros s/Capital: R$15,39.

Tesouro Direto:

TítuloTesouro IPCA+2019
IndexadorIPCA
Data de compra29/04/2016
Data de vencimento15/05/2019
Taxa de rentabilidade6,11%
Preço unitárioR$ 2.395,32
Quantidade3
Valor investidoR$ 7.185,96
Valor atualR$ 8.285,47
Variação (R$)R$ 1.099,51
Variação (%)15,30%

Agora ajeitei a planilha em vertical para caber na postagem, ..., é só isso que tinha para comentar na renda fixa, segue o baile.

Geral:



Blog: Eu falei na última atualização que expressaria meus métodos de escolha de ação para alocar, foi mal, estou em fase de mudança de hábito e volta a rotina de universitário, iria começar mas antes faria uma lista de ações presentes na bolsa, só cheguei na metade da lista, mesmo assim estarei começando a dissertar o assunto, só quero fazer com calma para não gerar muitas dúvidas e interpretações erradas.

Trabalho: Haviam me colocado em um serviço de expediente que estava acabando comigo, acordar às 06:00h de segunda à sábado é um tormento para alguém que precisa dormir pelo menos 08 horas e só gosta de deitar depois da meia noite, mas briguei (na verdade me humilhei) e conseguir voltar ao serviço noturno, mais proveitoso. Fora isso, nada mudou.

Aporte: Eu falei que tinha um dinheiro guardado para solver um contrato de financiamento estudantil, pois é, não rolou, o reingresso à faculdade quebrou minhas pernas, paguei a matrícula e dois meses desse semestre, foram 2,5 mil dilmas investidas para meu retorno à sala de aula forense. Um plano nunca é executado conforme o planejado, já dizia a "Arte da Guerra", mas me livrei do consignado e das anuidades do cartão de crédito, deu bom. Logo, o que sobrou estarei alocando em ação, daqui a um tempo eu vejo o que faço com aquele contrato estudantil (o Lula mandaria eles enfiarem no cu).

Estudos: Retorno às aulas está sendo ótimo, estou absorvendo bem as disciplinas, não sou um cara burro, mas quando vem aqueles momentos de crise depressiva, perco vontade de dedicação e procrastino, resultando em péssimos desempenhos.

A sociedade me enganou prometendo Honra em troca da minha dedicação e lealdade a ela, quando dei o que queria, pisou-me e apontou aos que realmente merecem dignidade, que são aqueles que não ligam para ela e que não precisam dela, os independentes.




Abraço do Norte e Boa Sorte.

 










19 comentários:

  1. Olá RN,

    Essa rentabilidade sua está excelente. Parabéns!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ter um percentual de ganho desse vindo de um patrimônio maior, paciência por enquanto.

      Excluir
  2. Ótima rentabilidade, Lobo!

    Mas tenho uma pergunta: Porque você tem ITSA3 e ITSA4?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, essa duas ações vieram de um erro, queria uma cota da itsa4, na tabela de negociação da corretora, acabei por engano clicando no código itsa3 e comprei, depois que percebi o erro e puto da vida, comprei uma itsa4 porque queria muito ter, então ficaram as duas alocações kkkkkk.

      Mas..., depois de vê o comportamento das duas alocações, melhor mesmo é adquirir mais itsa3, preço mais barato, mesmo dividendo e mesmo fundamento.

      Não vendi uma delas pra não girar capital e dá dinheiro pra corretora, pro Governo e pra Bovespa, em meu prejuízo.

      Abraço do Norte.

      Excluir
    2. Imaginei que fosse algum equívoco mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  3. Nossa, e você ainda consegue dormir 8h ininterruptas?
    Já faz alguns anos que não sei o que é dormir sem acordar ao menos uma vez durante a noite... e quando consigo a façanha, dificilmente passo de 7h seguidas de sono. E olha que eu gosto muito de dormir, só não consigo, ahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não falei em ininterrupta, 8 horas é uma média de está na cama dormindo, já foi feito estudos que refutam a necessidade de "ininterruptade" durante o sono, normal acordar durante a noite para beber um copo d'água e usar o banheiro pra voltar para cama, durante a idade média era bastante o evento, visto que a população dormia mais cedo por não haver vícios na época como hoje, muito aproveitavam nesse despertar para lê um livro até retomar o sono.

      Uma dica, quando acordar no meio da noite, evite olhar no celular, comprovado que a luz da tela dos smartphones tem efeito de inibir o sono.

      Obrigado pela visita, abraço do norte.

      Excluir
  4. Trabalho noturno é melhor coisa que existe, perturbação zero.

    Saudades de quando eu conseguia dormir 8 horas ininterruptas. Tem dias que eu tenho que tomar remédio para poder ignorar a vizinhança e tombar, mas todos que eu já usei ferram com o estômago, aí eu tenho que ficar na escolha. Ficar o dia todo com sono, fraco e cansado, ou dormir legal e passar o dia com dor no estômago.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era chato ir toda noite já tendo um horário pra acordar, minha jornada agora é uma noite sim, duas noite não, na noite de trabalho é paulera, mas ter duas noite para recuperar o estresse compensa, agora levantar toda manhã, ficar num expediente até 13:30h e passar o resto do dia ruim, só tendo a noite de sábado para descansar de fato.

      Abraço do Norte, obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Fala RN!

    Mesmo sem nenhum aporte esse mês, conseguiu subir em patrimônio.

    Mas pelo menos o dinheiro que iria para o aporte, vc conseguiu se livrar de algumas dividas.

    Sobre essa depressão, se vc tiver tempo, caminhe/corra no sol, por uns 20 minutos diários, da uma bela de uma mudança. Melhoras ae irmão.

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está sob controle, só que essa enfermidade é como herpes, se em algum momento fraquejar, toma conta do corpo.

      Excluir
  6. Eu já trabalhei a noite, só que era todos os dias de Segunda a Sábado, eu ficava com mal-humor monstruoso, apesar de financeiramente compensar, pelo que entendi você não trabalha todos os dias né? trabalha 12x36?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando estava de dia, era todo dia, exceto domingo, era 6x18, agora de noite é 12x60.

      Excluir
  7. Olá RN, essa alta da ibovespa deu um up legal na sua carteira, né? Tomara que esse topo venha para ficar pq ando feliz também rss.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! desculpa a demora em responder, tá feio tempo para mim no momento atual, não levo em conta as oscilações da bolsa, tudo isso é euforia ou temor, o que vale mesmo é a análise da empresa, de qualquer forma, momento de "boom" que seriam as alta, são os momentos usados para a venda de ações, eu por exemplo vendi 3 ações que se valorizaram quase um terço da compra, mas estas ações não estavam dando bons resultados produtivos.

      Obrigado pela visita, adicionado em meu rol de blogueiros.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Opa! obrigado, nova atualização, meio tarde por falta de tempo.

      Excluir